A segunda edição do MTB Festival, evento que nasceu em 2019 com uma dimensão gigantesca, já ocupando destaque no cenário nacional, foi encerrada com a sensação de dever cumprido por parte dos organizadores. Entre 30 de outubro e 2 de novembro, 600 atletas, entre ciclistas e corredores de montanha, se reuniram no Instituto Mairiporã-SP. Na sua principal disputa, a do Cross Country Olímpico (XCO), modalidade que desde 1996 faz parte da programação das Olimpíadas, Henrique Avancini e Raiza Goulão garantiram o lugar mais alto do pódio, em provas marcadas pela emoção.
Além do XCO, outros dois títulos nacionais de 2020 foram definidos no MTB Festival: na E-Bike, Jhefferson Paiva e Luma Diniz escreveram seu nome na história do esporte, nesta que foi a segunda edição do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike com pedal assistido; já no Short Track (XCC), que também foi realizado pelo segundo ano, os campeões foram Henrique Avancini, que vive seu grande momento na carreira, ocupando o posto de número 1 do ranking mundial, e Giuliana Morgen, que embora seja atleta júnior, venceu seu primeiro título na carreira disputando contra atletas da elite e sub-23.
"O MTB Festival este ano foi especial em uma situação super especial, por conta da pandemia da Covid-19. Estamos colhendo frutos de oito meses de dedicação. De maneira alguma foi fácil, na verdade foi tudo muito difícil. Mas conseguimos realizar o campeonato e acredito que o saldo é muito positivo. Os participantes em todas as categorias de XCO, XCC e E-Bike saíram daqui com a sensação e o prazer de viver, de voltar a curtir o mountain bike", comentou Fabio Caldeo, organizador do evento.
"O pessoal estava muito ansioso para poder curtir esse clima do nosso esporte. E acho que proporcionamos, dentro de todos os limites, um fim de semana de muita glória, dedicação e resultados e momentos incríveis. Desde as categorias infanto-juvenil, juvenil e júnior, que remetem ao nosso objetivo de fomentar o esporte (as três categorias tiveram inscrições gratuitas em uma decisão inédita), até a vitória do Avancini em emocionante disputa com Zé Gabriel, que mostra evolução do mountain bike nacional", complementou o organizador.