Uma pesquisa realizada pela seguradora de ciclismo Bikmo mostrou que os usuários de bicicletas elétricas representam um risco 38% menor - no sentido financeiro da palavra - para as seguradoras do que os usuários de bicicletas convencionais. A pesquisa afirma que esse número caiu para 33 por cento dos usuários que usam suas bicicletas elétricas principalmente para se locomover, um número que deve aumentar.
Devido ao seu alto valor, os ebikes geralmente são considerados de alto risco de roubo. No entanto, os números da Bikmo não confirmam isso - mais de 50 por cento de suas reivindicações feitas por proprietários de bicicletas elétricas foram o resultado de danos acidentais, onde apenas o piloto estava envolvido (ou seja, eles caíram).
Curiosamente, a Bikmo registrou zero reclamações por danos a terceiros causados por seus usuários de bicicletas elétricas segurados. A Cycling UK também destacou a falta de evidências sugerindo que os ebikes representariam um risco maior para os pedestres comparado ao risco representado por bicicletas não assistidas.