Inspirada no R3 Mud, exclusivo para toda a equipe - uma bicicleta montada por Johan Van Summeren em Paris-Roubaix - a Caledonia foi projetada como uma mistura das bicicletas R5 da Cervélo e da bicicleta Aspero. A Caledonia preenche a lacuna, atendendo ao mercado de corridas de estrada e endurance. O objetivo de Cervélo era produzir uma bicicleta de estrada rápida que ainda fosse versátil e confortável o suficiente para cobrir grande quilometragem, superfícies irregulares e até um pouco de gravel.
Com isso em mente, a marca criou uma bicicleta com nova geometria e pilotagem, folga para pneus de até 700x34c, cabos aerodinâmicos e acessórios integradas, incluindo compatibilidade total com os para-lamas. A Cervélo diz que diminuiu um pouco a manobrabilidade em comparação com suas motos de estrada, especificamente para as demandas de Roubaix, considerando que um piloto confortável e confiante poderá correr mais rápido.
Para criar uma bicicleta que possa ser conduzida em superfícies e pavimentos irregulares, ela deve ser durável o suficiente para lidar com vibrações, tensões de torção e impactos. As fibras de carbono diferentes têm propriedades diferentes; portanto, a Cervélo usou carbono reforçado em áreas-chave para proteger as fibras hi-mod mais rígidas, mais leves, porém mais quebradiças.
Os pesos dos quadros do Caledonia-5 são reivindicados como sendo de 936g e um garfo de 370g. A Caledonia que não apresenta o cabeamento integrado chega a 1.031g para o quadro e 432g para o garfo. A Cervélo classifica os dois quadros como tendo as mesmas qualidades em rigidez. Os cabos mecânicos, elétricos e hidráulicos foram todos ocultos, roteados internamente, usando uma direção em forma de D e espaçadores divididos, que reduziram a complexidade e economizam 200g. Isso certamente cria um front-end extremamente limpo.
O modelo pré-lançamento Caledonia-5 Ultegra Di2 vem com um sistema de transmissão Shimano Ultegra Di2 de 11 velocidades, funcionando com um pedivela 52/36 e um cassete 11-34. As rodas são Santa Cruz, cubos DT Swiss DT370, e pneus Vittoria Rubino Pro TLR G na largura de 30c.
A gama completa da Caledônia estará disponível nos parceiros revendedores da Cervélo a partir de hoje.
Caledonia-5 Red eTap AXS
Rodas: Zipp 303 S
Pneus: VIttoria Corsa Control TLR G2.0 28c
Pedivela: SRAM Red AXS 48/35 com medidor de potência
Corrente: SRAM RED 12 spd
Câmbio dianteiro: SRAM RED eTap AXS 12 spd
Câmbio traseiro: SRAM RED eTap AXS 12 spd
Cassete: SRAM Red AXS 12s XG1290 10-33
Caledonia-5 Dura Ace Di2
Rodas ENVE SES 3.4 Disco AR, 24h (F), 24h (R), 25mm IW, Trava central, Pronto para câmara sem câmara
Pneus: VIttoria Corsa Control TLR G2.0 28c
Pedivela: Shimano Dura-Ace 9100 52/36 com Medidor de Potência de Precisão Dupla Face 4iiii
Corrente: Shimano CN-HG901, 11 spd
Câmbio dianteiro: Shimano Dura-Ace Di2 9150, 11 spd
Câmbio traseiro: Shimano Dura-Ace Di2
9150, 11 spd
Cassete: Shimano Dura-Ace CS-R9100, 11 spd, 11-30
Caledonia-5 Force eTap AXS
Rodas: Reserva 35mm DT370 XDR, 20h (F), 24h (R), 21mm IW, Trava Central, Pronto para Tubeless
Pneus: Vittoria Rubino Pro TLR G 30c
Pedivela: SRAM Force AXS 48/35 com medidor de potência
Corrente: SRAM Force, 12 spd
Câmbio dianteiro: SRAM Force eTap AXS 12 spd
Câmbio traseiro: SRAM Force eTap AXS 12 spd
Cassete: SRAM Force 12s XG1270, 10-36
Caledonia-5 Ultegra Di2
Rodas: Reserva 35mm DT370, 20h (F), 24h (R), 21mm IW, Trava Central, Pronto para Tubeless
Pneus: Vittoria Rubino Pro TLR G 30c
Pedivela: Shimano Ultegra 8000 52/36
Corrente: Shimano CN-HG701, 11 spd
Câmbio dianteiro: Shimano Ultegra Di2 8050, 11 spd
Câmbio traseiro: Shimano Ultegra Di2 8050, 11 spd
Cassete: Shimano HG800, 11 spd, 11-34
Caledonia-5 Ultegra
Rodas DT Swiss E1800 32 ranhuras, 24h (F), 24h (R), 20mm IW, travamento central, pronto para câmara sem câmara
Pneus: Vittoria Rubino Pro TLR G 30c
Pedivela: Shimano Ultegra 8000 52/36
Corrente: Shimano CN-HG701, 11 spd
Câmbio dianteiro: Shimano Ultegra 8000, 11 spd
Câmbio traseiro: Shimano Ultegra 8000, 11 spd
Cassete: Shimano HG800, 11 spd, 11-34
Caledonia Ultegra Di2
Rodas: DT Swiss E1850 23 ranhuras, 24h (F), 24h (R), 20mm IW, travamento central, pronto para câmara sem câmara
Pneus: Vittoria Zaffiro Pro V Folding G2.0 30c
Pedivela: Shimano Ultegra 8000 52/36
Corrente: Shimano CN-HG701, 11 spd
Câmbio dianteiro: Shimano Ultegra Di2 8050, 11 spd
Câmbio traseiro: Shimano Ultegra Di2 8050, 11 spd
Cassete: Shimano HG800, 11 spd, 11-34
Caledonia Ultegra
Rodas: DT Swiss E1850 23 ranhuras, 24h (F), 24h (R), 20mm IW, travamento central, pronto para câmara sem câmara
Pneus: Vittoria Zaffiro Pro V Folding G2.0 30c
Pedivela: Shimano Ultegra 8000 52/36
Corrente: Shimano CN-HG701, 11 spd
Câmbio dianteiro: Shimano Ultegra 8000, 11 spd
Câmbio traseiro: Shimano Ultegra 8000, 11 spd
Cassete: Shimano HG800, 11 spd, 11-34
Caledonia 105
Rodas: jantes Alex Boondocks-5D, 28h (F), 28h (R), 21mm IW, travamento central, pronto para câmara sem câmara
Pneus: Vittoria Zaffiro Pro V Folding G2.0 30c
Pedivela: Shimano R7000 52/36
Corrente: Shimano CN-HG601, 11 spd
Câmbio dianteiro: Shimano 105 R7000, 11 spd
Câmbio traseiro: Shimano 105 R7000, 11 spd
Cassete: Shimano 105 R7000, 11 spd, 11-34