Florian Sénéchal, da equipe Deceuninck-Quick-Step, conquistou uma vitória solo no GP Vermarc Sport no domingo. O francês atacou de um pequeno grupo de líderes para ultrapassar Oscar Riesebeek (Alpecin-Fenix) e Victor Campenaerts, que estavam competindo de forma independente, e não para sua equipe de NTT Pro Cycling. A corrida de 164 quilômetros foi a primeira da temporada profissional reiniciada na Bélgica.
Um pequeno grupo emergiu do grupo principal após cerca de 15 km, incluindo Sénéchal, Riesebeek, Campenaerts, Stijn Steels (Deceuninck-Quick-Step) e Tim Merlier (Alpecin-Fenix), que possuía uma vantagem de 40 segundos sobre o pelotão. Em vez de esperar por um Sprint final, Sénéchal, de 26 anos, surpreendeu acelerando em uma pequena subida, faltando ainda 6 km para a linha de chegada. "Esta vitória me dá muita satisfação", disse Sénéchal após a corrida.
O evento, realizado na cidade flamenga de Rotselaar, exigiu uma série de medidas de saúde e segurança para espectadores e corredores. A grande multidão foi obrigada a usar máscaras faciais. “Eu acho que foi muito bem organizado. Muito positivo ”, disse Campenaerts após a corrida. "Espero que este seja um bom exemplo para as próximas corridas e que possamos continuar até o final da temporada. Gostaria que uma máscara na boca fosse obrigatória." Pode não ser a melhor proteção, mas é um esforço muito pequeno. ”
A corrida foi realizada após a morte do jovem belga Niels De Vriendt, que faleceu de insuficiência cardíaca enquanto estava em Wortegem-Petegem no sábado. Um silêncio de um minuto foi realizado imediatamente antes do pelotão ser lançado como uma marca de respeito pelo jovem de 20 anos.