Andar sobre cascalho pode não ser um fenômeno novo, mas certamente tem crescido em popularidade nos últimos anos. O Tour de France passa por estradas não-pavimentadas desde seus primeiros anos e todos os fãs de ciclismo gostam de eventos como o Strade Bianche, mas recentemente vimos um novo mundo de pedais off-road.
Para muitos, será um novo tipo de pilotagem. Então o que é preciso saber?
Comece explorando
A melhor maneira de começar a andar é simplesmente sair de casa e explorar.
Embora não necessariamente feitos de cascalho, existem muitos tipos diferentes de terreno para se andar em uma gravel. Desde single track até ciclovias e estradões, as possibilidades são infinitas. A gravel permite muitos tipos de pedais diferentes, portanto fugir do trânsito das estradas e tentar caminhos diferentes é garantia de paisagens incríveis e diversão.
Não se trata somente da bicicleta
Poucas modalidades são tão democráticas quanto o gravel. Existem set-ups de bicicleta para todos os bolsos. Embora esse seja o caso de todos as disciplinas do ciclismo, a ênfase do gravel não está nos segmentos de velocidade, na aerodinâmica ou no Strava - está no prazer da jornada. Por esse motivo, as diferenças de desempenho entre uma gravel cara e uma gravel média importam muito menos do que em uma bicicleta de estrada, desde que o equipamento suporte o terreno, claro.
As velocidades são muito mais baixas
Vale a pena conhecer o calibre do terreno do pedal antes de partir para que não fique acidentalmente nove horas na bicicleta, quando planejava pedalar por três. As velocidades médias em um passeio de gravel serão muito mais baixas do que na estrada.
Recuperação
Gravel pode ser muito mais difícil do que se imagina. É preciso se esforçar mais para manter a velocidade e, com frequência, estradas de cascalho vem com subidas de respeito. Pode ser uma boa ideia considerar estratégias de recuperação com antecedência para quem planeja andar longe ou se está adaptando ao treinamento.
Hidratação e comida
Uma área que vale a pena dar atenção é a hidratação e alimentação, afinal gravel geralmente envolve longos dias no selim sem acesso fácil às lojas.
As garrafinhas normais funcionam bem, mas podem ficar bem sujas de terra e poeira, além de terem o volume limitado a 2 garrafas de 750ml, na maioria das vezes. Optar por uma CamelBak é uma maneira de garantir um volume maior de água limpa e facilmente acessível.
Diferentes conjuntos de pneus
Isso pode não ser o caso dos primeiros dias de gravel, mas ao longo do tempo, pode valer a pena investir em alguns conjuntos diferentes de pneus.
A rota e o clima podem fazer uma enorme diferença em um passeio de gravel. Portanto, adaptar os pneus para o passeio pretendido e testar diferentes tipos de combinação pode fazer uma enorme diferença, principalmente em seções mais agressivas off-road.
Seja explorando sua área local, fazendo uma cicloviagem ou em aventuras off-road, o passeio de gravel é uma enorme diversão e é um ótimo complemento para o catálogo de disciplinas de ciclismo.