O vídeo causou revolta e discussão, principalmente pelo carro de polícia posicionado em logo atrás do local onde aconteceu o atropelamento.
O ciclista sofreu apenas lesões leves, mas por milésimos não foi acertado em cheio por um veículo que trafegava em avenida que deveria estar fechada. A bicicleta ficou destruída.
O Organizador da Volta Internacional da Cidade de Guarulhos, Cláudio "Facex" culpa o secretário de Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos, Paulo Carvalho.
O local e o horário da primeira etapa foram alterados, assim como todo o trajeto da etapa final, que deveria percorrer toda a cidade de Guarulhos. Diversas equipes desistiram da prova após essas alterações. As que ficaram decidiram encerrar a corrida logo após o atropelamento de Endrigo. E se solidarizaram com Facex, entendendo que a responsabilidade por fechar a pista era da prefeitura. Ele diz que nunca mais vai organizar corridas de bicicleta.
Em nota a prefeitura disse que: "a volta ciclística não é organizada pela municipalidade e que apenas deu suporte estratégico para a realização do evento", ressaltando que "o isolamento da área deveria ser realizado pelos organizadores, com o apoio da administração".
Ricardo Alcici, atleta da equipe ACE postou um texto em seu instagram que pontuou o ocorrido:
Volta Ciclística de Guarulhos 🚲🏁. Infelizmente o espetáculo esportivo foi interrompido por de falta ética e respeito das autoridades. Não quero entrar muito nesse assunto aqui, mas a competição foi interrompida por nós atletas! Após um veículo entrar no circuito por "descuido" ou "displicência" ou quem sabe "boicote" dos órgãos competentes, e pegar um atleta, logo nos organizamos(atletas/comissários CBC) e decidimos finalizar a prova e realizar algum tipo de protesto que pudesse chamar a atenção! Infelizmente! Protesto não contra o organizador que fez de tudo para realizar o evento, mas contra as autoridades que regem este país e que a cada dia têm destruído o esporte no nosso país. Importante colocar que a etapa já tinha se desenrolado por 50km na Via Dutra com total interdição da PRF e já estava no circuito por 7 voltas.
Quanto ao meu resultado e rendimento, pouco importa uma vez que se não fizermos alguma coisa séria, em breve só poderemos competir na ciclovia ou no velódromo! 😥