Cada mão é diferente e a MAGURA assinou um contrato de colaboração com o especialista em ergonomia SQlab para obter o melhor ajuste ergonómico e individualizado dos seus freios MT. O resultado é um Guia de Ergonomia que determina a melhor configuração de freio possível em três etapas.
Atletas como Loic Bruni e Danny MacAskill não vacilam quando se trata de ajuste de freio. Eles sabem a posição preferida da lâmina da alavanca e o ajuste do freio que os manterá permanentemente competitivos e não lhes causarão problemas na pista.
A MAGURA juntou-se à especialista em ergonomia SQlab para garantir que cada piloto possa agora ajustar o seu freio às suas necessidades da melhor maneira possível. O resultado é um Guia de Ergonomia para o melhor ajuste possível da manete de freio e alavanca.
COMO AJUSTAR O SEU FREIO PARA MELHOR ATENDER AOS SEUS REQUISITOS:
Posicionando a manete do freio
Posicione sua mão no punho do guidão para que a lateral externa da sua mão fique nivelada com a extremidade do guidão. Agora estique o dedo indicador em sua posição natural (aprox. 15 °) e mova a alavanca até que a terceira falange do dedo esteja no final da ponta da alavanca. Este método também pode ser usado para pilotos que freiam com dois dedos ou com o dedo médio usando o dedo médio em vez do indicador.
Dica: Para conseguir uma modulação realmente sensível, recomenda-se frear com a terceira falange do dedo.
Uma postura correta da mão no freio evita o alongamento excessivo do pulso. O freio também pode ser operado sem dificuldade, porque você não precisa mudar a posição da sua mão ou soltar a manete.
Uma dica dos profissionais: Anote os centímetros do final do guidão até a alavanca de freio!
Posicionando o ângulo da lâmina da alavanca
Para determinar o ângulo da alavanca, você deve usar o seu próprio selim e guidão (a diferença entre a altura do selim e a altura do guidão).
Os nervos que correm através do túnel do carpo afetam os dedos polegar, indicador e médio. Um ângulo muito íngreme da alavanca levará a uma torção no punho e a um estreitamento do túnel do carpo. Isso, por sua vez, leva a dormência e formigamento na mão.
Posicionando a alavanca
Para ajustar o alcance da sua alavanca, primeiro determine o tamanho da sua mão. Tornar o alcance muito largo pode levar a cãibras e fadiga dos dedos durante a frenagem. Sempre ajuste o alcance depois no ponto da pegada para corresponder ao tamanho da sua mão (S-M-L).
A MAGURA recomenda que você verifique novamente o 1º passo depois que o 3º passo estiver completo!
As configurações estão relacionadas a uma posição básica geral. Altere o ajuste individualmente, quando necessário. Importante: Certifique-se de que você pode segurar a alavanca em qualquer situação.
Alcance no ponto da pegada:
S: 2 cm - M: 3 cm - L: 4 cm